Um outro lado da Nintendo

Por: Isabel Gomes

Bem conhecida hoje por franquias como Mario, Zelda e Pokémon, a Nintendo já foi muito diferente. De brinquedos a redes de taxi e motéis, a empresa nipônica passou por altos e baixos até se estabelecer definitivamente no mercado de jogos digitais. Alguns produtos lançados são bem peculiares e quatro deles são listados abaixo.

Muita gente sabe que a empresa começou produzindo cartas Hanafuda (uma espécie de baralho japonês), em 1889. Vários hanafudas foram desenvolvidos, cada um com desenhos diversos e todos feitos à mão. O mais famoso deles é o Daitouryou ou baralho do Napoleão, pois o rosto do imperador vinha estampado na embalagem. Daitouryou, em japonês, significa “presidente”. Ninguém sabe por que Fusajiro Yamauchi (o fundador da empresa) deu esse nome ao baralho, uma vez que Napoleão era um imperador, e não um presidente. Alguns especulam que Fusajiro pensou que a personalidade representada na foto seria George Washington, mas não há como comprovar essa hipótese. Também é possível que ele tenha assumido erroneamente que Napoleão era o presidente da França. Esse deck é vendido até hoje e, aparentemente, é o mais bem sucedido dentre todos lançados pela Nintendo.

Hanafuda Daitouryou
Hanafuda Daitouryou

Em 1962 a Nintendo se torna uma empresa de capital aberto e resolve então se arriscar em novos mercados. O que pouca gente sabe é que, entre 1963 e 1968, a Nintendo criou uma companhia de táxi, uma rede de motéis, tentou entrar para o ramo alimentício com o arroz instantâneo e até criou o Chiritory, uma aspirador de pó com controle remoto! Todas essas tentativas foram um fracasso e quase levaram a empresa à falência.

Chiritory
Chiritory

Infelizmente, nesta mesma época, o mercado de jogos de cartas no Japão estava completamente saturado. Mergulhada em dívidas, a Nintendo lutava para sobreviver na indústria de brinquedos japonesa dominada pela já bem estabelecida Bandai. Era necessário lançar algo inovador que lhe garantisse visibilidade nesse setor. Foi então que, em 1966, um objeto desenvolvido por Gunpei Yokoi lhe rendeu um grande reconhecimento. A Ultra Hand, um brinquedo de plástico que se esticava e encolhia ao se manipular o cabo, foi um sucesso estrondoso e foi o primeiro produto da Nintendo a alcançar um milhão de vendas. Foi graças a ele que a empresa conseguiu se reestabelecer, criando então sua primeira divisão de Pesquisa e Desenvolvimento.

Ultra Hand
Ultra Hand

Devido à sua formação em Engenharia Elétrica, Gunpei se tornou um hábil desenvolvedor de brinquedos eletrônicos, eventualmente criando a série Game & Watch e o GameBoy original. Porém, bem antes disso, em 1969, um outro produto seu direcionado ao público adulto se tornaria célebre. Anunciado como sendo para “senhoritas e rapazes”, o Love Tester dizia ser capaz de determinar se duas pessoas se amavam ou não. Embora o circuito simples do brinquedo muito provavelmente medisse apenas o nível de condutividade do casal (nada de amor), o lançamento se tornou mais um hit da Nintendo. Para usar o aparelho, o casal deveria permanecer de mãos dadas enquanto cada um segurava uma das extremidades de metal do objeto. O Love Tester indicaria então o “nível de amor” existente usando uma escala de 1 a 100. Na década de 60, as normas de etiqueta para namoro eram muito rigorosas e o pretexto para se dar as mãos promovido pelo brinquedo certamente é a razão de seu sucesso.

Love Tester
Love Tester

Abaixo, um comercial do Love Tester de 1968.

Com uma trajetória tão peculiar e diversificada, nem sempre com resultados muito positivos, pode-se dizer que a história da Nintendo da sua criação ao seu estabelecimento na indústria dos videogames é, no mínimo, curiosa. Tão curiosa que a própria empresa faz questão de mencionar em sua página oficial apenas a existência das cartas Hanafuda e de seus produtos eletrônicos.

Fonte:

Before Mario. List of toys and games.

http://blog.beforemario.com/p/list-of-toys-and-games.html

Nintendo. Corporate. Nintendo History.

https://www.nintendo.co.uk/Corporate/Nintendo-History/Nintendo-History-625945.html

The Nintendo Wikia. Hanafuda.

http://nintendo.wikia.com/wiki/Hanafuda

Today I found out. The surprisingly long history of Nintendo.

http://www.todayifoundout.com/index.php/2013/09/surprisingly-long-history-nintendo/

Wikipedia. History of Nintendo.

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Nintendo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s