História dos videogames (década de 1990)

Por: Luiza Gomes

A década de 1990 já começa bem para a Nintendo com as excelentes vendas de Super Mario Bros. 3. Além disso, a empresa ainda lança no mercado um console com o dobro de processamento do NES, o Super NES, acompanhado de um jogo inesquecível para muitos: Super Mario World.

Comercial de Super Mario Bros. 3

Após a recepção pouco expressiva do personagem Alex Kidd, criado na década anterior, a SEGA decide introduzir um novo personagem menos infantil e mais moderno com características marcantes dos jovens da década de 1990. Com cabelos espetados e rebelde, Sonic é criado para competir com o Mario da Nintendo. O jogo Sonic, the Hedgehog, para Mega Drive e Master System é tão bem recebido que o protagonista se torna mascote oficial da empresa.

Alex kidsonic

Alex Kidd é substituído pelo jovem e moderno Sonic

Ainda nesta década, Nintendo e Sony trabalham juntas em um projeto ousado: uma expansão para o Super NES utilizando CD-ROM. Devido a desentendimentos entre as empresas, em 1991, a Nintendo cancela o projeto em sua fase final e fecha nova parceria com a Phillips. Enquanto isto, Street Fighter II é lançado para fliperamas e a Atari anuncia o desenvolvimento do Jaguar, um console para competir com a Nintendo e a SEGA, mas o novo produto não emplaca.

Após o rompimento da parceria, a Sony começa a trabalhar em um console próprio, de 32 bits com mídia baseada em CD. Em 1994 é lançado, então, o PlayStation, console mais sério e adulto que rapidamente atraiu a atenção de um público ainda não explorado – os jovens com mais de 20 anos de idade. Títulos com personagens mais maduros, como a personagem Lara Croft de Tomb Raider começam a surgir. É também neste ano que é lançado Donkey Kong Country, cujo protagonista é o gorila rival de Jumpman (Mario) do jogo Donkey Kong da década de 1980.

Capa do jogo Donkey Kong Country
Capa do jogo Donkey Kong Country

Em 1996 a Nintendo lança o Nintendo 64, console que recebeu um dos melhores e mais conhecidos jogos de todos os tempos: The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Outros sucessos também estiveram presentes nesta plataforma como Super Mario 64 e Mario Kart 64.

Trailer original de Ocarina of Time

Nos anos seguintes, a rivalidade entre SEGA, Sony e Nintendo é enorme, mas somente os consoles das últimas duas empresas permanecem vivos até o início da década seguinte.

Fonte: NERY, Marcelo. Fundamentos de Jogos Digitais. [S.l.]. 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s