História do videogame (década de 1970)

Por: Luiza Gomes.

Em 1971 a empresa Magnavox compra o projeto de Ralph Baer que consistia em um sistema que poderia ser ligado à TV e jogado. Começa a ser desenvolvido então, o primeiro console comercial da história, o Odissey 100 cujas vendas foram um fracasso.

Odyssey 100: o primeiro console da história
Odyssey 100: o primeiro console da história

Paralelamente, Nolan Bushnell adapta o jogo Spacewar!, de Steve Russell, criando o Computer Space, o primeiro arcade do mundo. Assim que o jogo começa a ser vendido ele é contratado pela Nutting Associates, onde permanece até 1973, quando sai da empresa para fundar a Atari. Antes mesmo de desenvolver o console de mesmo nome e fechar parceria com a Namco, a empresa comercializava seus fliperamas com Pong, um jogo que se tornou marco na história dos videogames.

Pong (Arcade, 1972) gameplay

É em 1976 que a empresa Fairchild Camera & Instrument lança o primeiro console que utiliza cartuchos, o Fairchild Channel F. Isso permitia ao usuário pausar o jogo e alterar a dificuldade das fases. Um ano depois, inspirada pelas ideias de Ralph Baer e na tentativa de competir com a Fairchild, a Atari cria um novo aparelho denominado Video Computer System (VCS) mais tarde conhecido como Atari 2600.

Fairchild
Fairchild Channel F.: o primeiro console a utilizar cartuchos
Atari 2600
Atari 2600

O famoso jogo de fliperama Space Invaders foi lançado em 1978 e logo se tornou uma febre mundial, batendo todos os recordes de venda. Seu diferencial era a presença de uma trilha sonora inspirada nos batimentos cardíacos que acelerava à medida em que os invasores alienígenas se aproximavam da Terra, criando enorme tensão no jogador. A partir de então, surgiu a preocupação de se produzir trilhas e feitos sonoros mais sofisticados para jogos.

Space Invaders (Arcade, 1978) gameplay

No ano seguinte, a empresa SEGA entra no mercado e a Atari negocia os direitos de venda de títulos famosos como Space Invaders, tornando seu console o mais vendido da história até então. Ao mesmo tempo, ex- funcionários desta empresa se reúnem e fundam a Activision Inc. para produzir títulos não desejados pela Atari, como os jogos esportivos Boxing e Skiing.

Fonte: NERY, Marcelo. Fundamentos de Jogos Digitais. [S.l.]. 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s