História do videogame (décadas de 1950 e 1960)

Por: Luiza Gomes.

Apesar de se acreditar que os jogos eletrônicos são uma invenção recente, os primeiros jogos que utilizaram computação surgiram há mais de cinquenta anos.

O primeiro jogo de computador foi criado em 1958 pelo físico William Higinbotham no laboratório de pesquisas militares Brookhaven National Laboratory que contava com equipamentos caros e pesados, utilizados principalmente durante a Segunda guerra Mundial. Entediado durante suas horas vagas, Willian começou a pensar em outra finalidade para estes aparelhos e, assim, surgiu o primeiro videogame da história. O conceito era simples: uma linha horizontal para representar o chão de uma quadra de tênis e outra vertical ao centro para representar a rede. Um ponto que quicava de um ado para outro era a bola e era controlada por joysticks simples e improvisados. No entanto, o jogo denominado Tennis for Two nunca saiu do laboratório.

Gameplay de Tennis for Two

Já em 1961, Steve Russel criou o jogo Spacewar! com o intuito de testar as capacidades do novo e caríssimo computador adquirido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Russel foi o primeiro a introduzir o conceito de diversão ao criar um jogo em que duas naves competiam entre si no espaço sideral atirando uma na outra até que uma delas explodisse.

Gameplay de Spacewar!

Foi pensando no potencial dos populares aparelhos de televisão até então limitados a poucos canais e programas, Ralph Baer cria, em 1966, o projeto Brown Box. Este consistia em um sistema que pudesse ser ligado à TV para que se pudesse jogar, mas a ideia não despertou o interesse de empresas do setor e nunca saiu do papel.

Fonte: NERY, Marcelo. Fundamentos de Jogos Digitais. [S.l.]. 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s